sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sejel mobiliza comunidade para Programa de Combate à Violência‏


Para mobilizar a comunidade a participar do Programa de Esporte e Lazer da Cidade e Programa Nacional de Segurança Pública(Pelc/Pronasci), de combate à violência e a criminalidade no país,a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) abre na próxima terça-feira, 16, as inscrições para atividades esportivas voltadas para jovens nos bairros do Guamá e Terra Firme. 
 
Entre as ações de mobilização promovidas pela Sejel estão a programação cultural e de lazer que acontece neste sábado, 13, a partir das 9h00 da manhã na sede da Agremiação Carnavalesca Bole Bole, no Guamá; e na próxima segunda-feira,15, na Quadra da Igreja de São Domingos de Gusmão as 19h00.
 
Neste sábado haverá apresentação de roda de capoeira e do boi-bumbá Flor do Guamá. A bateria do Bole Bole também entra na festa. A animação continua com a banda Estação Rock. A programação encerra com apresentação de grupo de carimbá da comunidade do bairro.   
 
Para participar das atividades esportivas, de lazer e de música (futsal, futebol de campo, futebol de areia, ginástica rítmica, handebol, capoeira, dança, musicalização, tênis de mesa, entre outros) basta ter entre 15 a 24 anos, ser morador dos bairros do Guamá, Terra Firme e Cremação, e apresentar cópia dos documentos: RG (Registro Geral) e comprovante de residência. “As inscrições só começam oficialmente na terça, mas nas ações de mobilização que acontecerão neste sábado e na segunda-feira já estaremos inscrevendo os jovens interessados em participar de uma das nossas atividades”, informa o secretário Municipal de Juventude,Esporte e Lazer, João Amaral.
 
Em Belém, o programa Pelc/Pronasci pretende atingir cerca de 1.600 jovens nos bairros elencados pelo Município e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública como os de alto índice de violência e criminalidade. “Não é a primeira vez que o programa é implantado no Município. Ele deu bons resultados em edições anteriores, e está novamente sendo implantado na capital com a intenção de inserir socialmente o jovem a partir de atividades esportivas, lazer e culturais”, conclui Amaral.
 
Serviço: As inscrições para as atividades do Pelc/Pronasci são gratuitas. Elas podem ser feitas nos quatro núcleos do programa em Belém. Outras informações pelo telefone: 3213-7027 ou na sede da Sejel – Av. Pedro Miranda, S/N, entre as trav. Pirajá e Enéias Pinheiro.
 
 
 
Núcleos do projeto PELC/PRONASCI em Belém:
 
 
Associação Comunitária do Bairro do Guamá
 
Endereço: Passagem Caraparu, nº 419, Guamá
 
Atividades: Futsal, dança, tênis de mesa, musicalização (violão), teatro.
 
  
Associação Comunitária 14 de abril
 
Endereço: travessa 14 de abril, s/n, Guamá
 
Atividades: Dança, capoeira, tênis de mesa.
 
 
 
Associação Beneficente Esporte, Clube Terra Firme
 
Endereço: Passagem São Pedro, nº185, esquina com a Passagem Liberdade, Terra Firme.
 
Atividades: Futebol de campo, futebol de areia, handebol, ginástica rítmica, futsal.
 
 
 
Espaço Jovem – RECC (Recriar, Esporte, Cultura e Cidadania)
 
Endereço: Avenida Padre Eutíquio, Passagem Santo Antônio, s/n, Cremação.
 
Atividades: Futsal, tênis de mesa, voleibol e recreação, judô, futebol de campo
 
 
 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Judoca paraense ganha apoio da PMB para disputa de Sul-Americano na Argentina


Depois de conquistar uma vaga no Sul-Americano de Judô, que será disputado em Buenos Aires, na Argentina, a atleta Camila Kethllen de Souza, de 12 anos, corre agora atrás de patrocínio para garantir a sua estada no país vizinho. Nesta quarta-feira (10), a judoca, que é aluna da Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), recebeu uma boa notícia: a Prefeitura de Belém vai custear não apenas a sua viagem como também a de sua mãe, Simone Souza.

O anúncio foi feito durante a visita da atleta à sede do poder municipal, o Palácio Antônio Lemos. Recebida pelo prefeito Duciomar Costa, Camila não escondeu a alegria de participar da competição e prometeu se esforçar ao máximo para obter um bom resultado. “Vou dar tudo de mim, porque sei que esta competição é, no momento, a mais importante da minha vida”, disse.

A judoca mostrou ao prefeito a medalha de vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Sub-15, categoria peso super ligeiro - menos de 36 kg, realizado no último fim de semana em Aracaju (SE). A colocação lhe rendeu uma vaga no Sul-Americano da Argentina. Aluna do projeto municipal há seis anos, Camila coleciona várias medalhas.

Este ano, Camila também foi campeã da 7ª edição da Copa Minas Tênis, realizada em julho, na qual enfrentou atletas de cinco estados brasileiros. Atualmente, ela é a segunda melhor atleta brasileira em sua categoria e a primeira no ranking estadual. “A Camila tem futuro. E com a vaga no Sul-Americano receberá a partir de agora um treinamento diferenciado”, garante o treinador Gilberto Cruz.

A judoca já está sendo preparada para a competição nacional e, segundo Gilberto Cruz, passará uma temporada no Rio de Janeiro treinando com atletas de alto nível técnico, além de participar de todas as competições que servirão como preparativos ao Sul-Americano.

“Neste sábado, ela participa em Belém da seletiva para os Jogos Estudantis, mas também já estamos inscrevendo a atleta para uma competição em Macapá. Tudo isso para que ela continue somando pontos no ranking nacional e assim se mantenha entre as melhores do país”, justifica o técnico da Sejel.

A Confederação Brasileira de Judô deve divulgar em setembro o calendário oficial em que os judocas brasileiros serão integrados à equipe brasileira.

Texto: Ieda Ferreira

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Judoca da Sejel vai representar o Pará em Sul-Americano na Argentina‏

A atleta da Escola Pública de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) Camila Kethllem de Souza tem apenas 12 anos, mas já coleciona muitas vitórias. A última foi conquistada nesse fim de semana. A atleta foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro Sub 15 de Judô, na categoria peso super ligeiro - menos de 36 kg, realizado em Aracaju (SE), o que rendeu a ela uma vaga no Sul-Americano da Argentina, que acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro. 

“Fiquei feliz com o resultado do brasileirão, apesar de não ser a campeã, mas me ranqueou para a competição internacional”. A atleta garante que está preparada para a competição internacional. “Aqui dentro, no Estado, já é difícil competir, imagina lá fora. Mas me garanto”.
No Brasileirão, a atleta competiu com judocas de cinco estados (MG, RO, AP, RS, SC). Eram 15 atletas disputando o título na categoria. O campeonato reuniu ao todo 282 atletas de 26 estados brasileiros.    

Camila treina desde os seis anos na Escolinha da Sejel e conquistou vários títulos. Um deles, a Copa Minas Tênis que reuniu, em julho deste ano, 1.800 atletas de 162 clubes de 26 estados. Segundo o técnico da atleta, Gilberto Cruz, esta competição serviu como teste para avaliar as condições físicas e técnicas de sua pupila. “Eu queria ter certeza do desempenho dela neste campeonato, do nível técnico em que ela se encontrava naquele momento para poder confirmar a sua classificação para o Pan na Argentina, o que de fato acabou acontecendo”.
Apesar dos bons resultados, a atleta luta para conseguir um bom patrocínio. “Até agora a Camila ainda não tem um patrocinador e é difícil garantir a ida dela para estas competições, afirma a 
mãe da atleta, Socorro de Souza. 

Segundo o técnico da judoca, os preparativos para o Pan Americano na Argentina já começam esta semana. O treinamento, de acordo com Gilberto Cruz, será diferenciado. “Vamos ter que prepará-la para enfrentar atletas internacionais, pessoas com que ela nunca teve contato”. Enquanto aguarda a Confederação Brasileira de Judô integrá-la a equipe que vai para a Argentina, Camila estará em uma pré-temporada no Rio de Janeiro treinando com atletas daquele estado.

Texto: Ieda Ferreira